O que esperar da CES 2012

Imagem de: O que esperar da CES 2012

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, ocorre em Las Vegas a maior feira de tecnologia do mundo. Na CES 2012 (Consumer Electronics Show), fabricantes e desenvolvedores devem apresentar os produtos e conceitos que vão fazer a cabeça dos consumidores durante todo o ano.

O Tecmundo estará nos Estados Unidos para cobrir tudo o que acontecer de mais interessante no evento, mas é claro que nós já temos algumas previsões sobre o que será apresentado lá. Confira agora quais são os anúncios mais prováveis a serem feitos na CES 2012.

O esperado Windows 8 e o adeus da Microsoft

Anunciado no ano passado, o Windows 8 teve uma versão para desenvolvedores liberada há alguns meses. Vários rumores apontam para o lançamento de uma versão Beta para usuários domésticos durante a CES 2012. Caso isso seja confirmado, você poderá testar o novo sistema operacional da Microsoft já no começo deste ano.

(Fonte da imagem: Reprodução/Product Reviews)

Vários bugs devem ter sido corrigidos desde a publicação anterior, permitindo que os usuários desfrutem de mais recursos, sofrendo com menos problemas de instabilidade. Apesar disso, a CES 2012 será um evento triste para os fãs da Microsoft (desenvolvedora responsável pelo Windows).

Ao que tudo indica, a partir de 2013 a Microsoft não fará mais parte da CES. Por essa razão, os novos anúncios de produtos da empresa devem ser feitos apenas em eventos próprios e outras feiras (que tenham datas mais parecidas com as utilizadas pela Microsoft).

O ano dos ultrabooks?

Já faz algum tempo que a Intel anunciou o incentivo à produção de um novo tipo de notebook, mais fino e energeticamente eficiente do que os outros. Os ultrabooks, como são chamados, utilizariam processadores verdes e armazenamento em SSD, para melhor desempenho. E caso nossas expectativas sejam concretizadas, na CES nós veremos muitos anúncios de ultrabooks.

Dell e Samsung já anunciaram que estão abandonando suas produções de netbooks para se dedicarem exclusivamente aos aparelhos ultrafinos. Até mesmo a AMD poderia estar investindo neste nicho de mercado, mas utilizando o nome “Ultrathin” para caracterizar os aparelhos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Asus)

Como você pode ver, o assunto está quente no mundo todo e há grandes probabilidades de que os ultrabooks sejam mostrados por várias fabricantes (da mesma maneira que aconteceu com os tablets no ano passado).

Tablets: mais um ano de sucesso

No ano passado, quase todas as fabricantes de computadores apareceram com tablets na CES. O mercado que parecia ter sido aberto pela Apple com o iPad incentivou muitas empresas a produzir seus próprios aparelhos (sendo quase todos rodados com o sistema operacional Android).

Em 2012, ainda devem surgir muitos novos (e ótimos) aparelhos. Impulsionados pelas possibilidades dos processadores quad-core, os tablets Android devem ganhar novas versões muito mais poderosas do que as apresentadas no ano passado.

Não sabemos exatamente quais serão os modelos mostrados no evento, mas espera-se que Samsung, Toshiba, Motorola e Acer estejam entre as principais fabricantes. A Coby também prometeu cinco modelos diferentes para a CES 2012, o que nos dá margem para esperar vários novos modelos das outras empresas.

Smartphones cada vez mais poderosos

Já não é possível imaginar uma feira de tecnologia sem a presença de smartphones com ótimos recursos de hardware. Na CES 2012, isso não vai ser diferente e nós esperamos que muitos novos aparelhos sejam apresentados para a imprensa e para os consumidores.

A Sony deve oficializar o Xperia LT28at, smartphone que possui uma tela de 4,55 polegadas com resoluções de até 720p e câmera digital integrada de 13 megapixels, muito mais poderosa do que vários outros telefones que estão no topo do ranking de vendas atualmente.

(Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Outra novidade incrível deve ser levada pela LG. Há rumores de que o primeiro smartphone com a nova geração dos processadores móveis da Intel vai ser revelado pela empresa. Contando com a microarquitetura Medfield, o dispositivo deve tentar utilizar o nome da Intel para impulsionar as vendas, visto que a LG está muito atrás de Samsung e Apple na disputa pelo mercado.

Televisores: será que o 3D decola?

Os televisores 3D ainda não convenceram, mas não é por falta de aparelhos anunciados. Durante o ano passado, surgiram uma série de eletrônicos com a tecnologia, incluindo video games (PlayStation 3 e Nintendo 3DS) e smartphones. Infelizmente, a qualidade das imagens mostradas ainda está bem aquém do que se espera.

Para a CES 2012, especula-se que novas tecnologias surjam, como a Ultra-D, que promete revolucionar os modos como funcionam os aparelhos 3D que não demandam óculos. Além disso, televisores comuns também terão destaque, como é o caso dos aparelhos OLED e 4K da LG.

Video games da oitava geração

Também há espaço para interatividade na CES 2012 e o maior exemplo disso são os video games. O Wii U (console anunciado no ano passado) deve poder ser experimentado pelo público e, assim, vai mostrar a todos o que podemos esperar da nova geração de plataformas da Nintendo.

(Fonte da imagem: divulgação/Nintendo)

Outra possibilidade (muito mais remota) é o anúncio do Xbox 720. Há rumores de que o novo video game da Microsoft será equipado com um processador hexa-core para muito mais potência. Será que ele será realmente mostrado na CES?

.....

Muitas outras tecnologias podem surgir no evento, que sempre reserva várias surpresas para todos. Fique atento aqui no Tecmundo porque na próxima semana estaremos em Las Vegas cobrindo tudo o que acontecer durante a CES 2012.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.