Retrospectiva: segundo semestre de 2011 [vídeo]

Imagem de: Retrospectiva: segundo semestre de 2011 [vídeo]

Ao final do primeiro semestre de 2011, o Tecmundo preparou uma retrospectiva para mostrar tudo o que havia acontecido no mundo da tecnologia durante os seis primeiros meses do ano. Agora, voltamos ao passado para trazer os principais acontecimentos relacionados ao tema, que tenham sido notícia entre os meses de julho e dezembro.

Julho

WOW no Brasil

Um dos MMORPGs mais famosos de todos os tempos foi confirmado para o Brasil. Com as novidades, a Blizzard anunciou que os jogadores terão acesso aos mesmos personagens, missões e recursos da versão normal, mas com diálogos e outros textos traduzidos para o português. Em dezembro, o jogo finalmente chegou às lojas brasileiras.

OS X Lion

Junto com o novo MacBook Air, a Apple começou a vender as cópias de seu mais recente sistema operacional: o Mac OS X Lion, que prometeu grandes novidades para os usuários. Apps em tela cheia, sistema “Resume” e modo de separação de ícones similar ao iOS foram algumas das principais melhorias. Outra diferença da versão é a disponibilização, que passou a ser feita apenas de maneira digital.

Agosto

Google compra Motorola Mobility

Na metade de agosto, os executivos da Google e da Motorola entraram em um acordo e a empresa de Mountain View adquiriu 12,5 bilhões de dólares em ações da Motorola Mobility, divisão de smartphones e tablets. Com a compra, a Google pretende fortalecer ainda mais o Android, mesmo sem deixar de oferecer o sistema para outras marcas que desejarem utilizá-lo em seus aparelhos.

Galaxy Tab 10.1 no Brasil

Mesmo com os impasses judiciais envolvendo o aparelho, a Samsung conseguiu lançar o Galaxy Tab 10.1 no Brasil no início de Agosto. O tablet surgiu com ainda mais recursos do que a primeira versão e ainda contava com uma tela maior, para a alegria de muitos fãs do Android.

(Fonte da imagem: divulgação/Samsung)

Steve Jobs se ausenta da Apple

Visando cuidar de sua saúde, Steve Jobs anunciou que estaria deixando o cargo de CEO da Apple para ser apenas presidente do Conselho de Administração da empresa. Ao renunciar, Jobs, fundador e maior ícone da Apple, encerrou um período de 14 anos em frente a uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

HP Touchpad e WebOS decepcionam

Menos de dois meses após o lançamento do HP Touchpad, a fabricante anunciou que estaria desistindo de investir no sistema operacional WebOS. Mas hackers conseguiram provar que a culpa do péssimo desempenho do tablet era do hardware e não do sistema operacional. O resultado disso foi um dos maiores “fails” do ano na tecnologia.

Setembro

Galaxy Note

Uma mistura de smartphone e tablet foi anunciada pela Samsung em setembro. O Galaxy Note possui tela de 5,3 polegadas e surpreendeu a todos devido à tela Super AMOLED de 1280 x 800 pixels. Mas o grande recurso inédito do aparelho é a “Pen S”, uma caneta especial criada para que os usuários possam desenhar e escrever diretamente na tela.

Kindle Fire

A Amazon decidiu ampliar seus horizontes e lançou um tablet com recursos inéditos. Utilizando o sistema operacional Android modificado para que ficasse muito mais parecido com a já consagrada interface da loja de livros digitais, o Kindle Fire surpreendeu também pelo valor nos Estados Unidos: 199 dólares.

(Fonte da imagem: divulgação/Amazon)

IFA 2011

A maior feira de eletrônicos da Europa aconteceu na Alemanha e apresentou uma série de aparelhos impressionantes. Entre os mais desejados pelo público estavam o smartphone Sony Xperia Play, a segunda geração do tablet Samsung Galaxy Tab 7.7 e as Smart TVs, também da Samsung.

Outubro

Droid Razr

O smartphone foi criado para ser um dos mais finos do mercado, possuindo apenas 7,1 milímetros. Entre os principais recursos do Motorola Droid Razr estão o processador de 1,2 GHz dual-core e a tela Super AMOLED de 4,3 polegadas.

iPhone 4S e o adeus a Steve Jobs

Decepcionando alguns e maravilhando outros, o iPhone 4S trouxe a inovadora tecnologia Siri, que funciona como um verdadeiro assistente pessoal. Foi lançado no dia 4 de outubro, um dia antes do anúncio oficial sobre o falecimento de Steve Jobs, que não conseguiu vencer o câncer no pâncreas.

Android 4.0 Ice Cream Sandwich

Foi anunciada a versão 4.0 do Android, que traz cada vez mais recursos e agora promete novidades muito interessantes. Fotos panorâmicas, reconhecimento facial para desbloqueio e novo sistema de notificações devem chegar em breve. Uma das novidades mais comemoradas é a função screenshot, que vai facilitar a vida dos usuários que quiserem compartilhar suas telas.

Windows Phone 7 Mango no Brasil

E o Windows Phone 7 finalmente chegou ao Brasil. O sistema operacional chegou às lojas junto com o aparelho HTC Ultimate, que oferece tela de 4,7 polegadas e processador Qualcomm Snapdragon. Para 2012, espera-se que outros modelos também cheguem para disputar o mercado que hoje é dominado por iPhones e Androids.

Novembro

Positivo Ypy chega às lojas

O primeiro tablet fabricado em terras brasileiras começou a ser vendido em novembro. Contando com uma versão totalmente modificada do sistema Android, o aparelho pode ser encontrado em versões 3G e Wi-Fi por preços que se iniciam nos 999 reais.

Surge o primeiro trailer de Grand Theft Auto V

Muitos esperavam por isso há um bom tempo, mas somente em novembro a Rockstar Games liberou o primeiro trailer de um dos jogos mais famosos dos últimos anos. Grand Theft Auto V (ou simplesmente GTA5) vai levar os gamers para Los Angeles em busca de um lugar de destaque no mundo do crime.

Dezembro

Chrome passa IE e Firefox

O Google Chrome 15 é o navegador mais utilizado em todo o mundo, ultrapassando o Internet Explorer 8 e o Mozilla Firefox 8. Somando todas as versões, o Internet Explorer continua sendo líder mundial, mas a tendência é que o navegador da Microsoft continue perdendo território.

PS Vita é lançado oficialmente

Uma semana antes do Natal, as lojas japonesas receberam os carregamentos de PlayStation Vita, o mais novo console portátil da Sony. Com recursos que deixam qualquer um morrendo de inveja, o video game possui conexão total com o PlayStation 3 e duas superfícies sensíveis ao toque (a tela e um painel traseiro).

(Fonte da imagem: divulgação/Sony)

iPhone 4S no Brasil

Com preços bastante salgados, os iPhones 4S chegaram às lojas brasileiras na metade de dezembro. Os valores variam de 1.899 reais até 3.399 reais, dependendo da operadora, da memória interna e do plano contratado pelo consumidor.

.....

Como você pode ver, 2011 foi um ano bastante movimentado no mundo da tecnologia. A Samsung cresceu muito e a Apple manteve seus bons resultados de anos anteriores. Para 2012, esperamos ainda mais novidades, como o Windows 8, que deve surgir para colocar a Microsoft de volta no topo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.