Erro 404: A batalha das risadas – kkk, rsrs e haha

Imagem de: Erro 404: A batalha das risadas – kkk, rsrs e haha

Você já parou para prestar atenção na maneira como você ri na internet? A expressão que você utiliza para escrever as suas gargalhadas pode dizer muita coisa sobre a sua personalidade. Mas como escolher a onomatopeia correta para retratar em forma de texto a maneira sincera como você ri?

Reconhecemos a dificuldade e, por conta disso, preparamos um pequeno guia para você se orientar em salas de bate-papo, mensageiros e tópicos de discussão do Orkut. Basta escolher qual risada mais se enquadra no seu perfil ou no contexto da sua digitação e boa sorte!

No Twitter: Hahaha

O YouPix fez um levantamento de como as pessoas costumam rir no Twitter e descobriu que a expressão “hahaha” é a mais utilizada por quem posta no microblog. Se você é um dos que riem dessa forma, parabéns. Você pertence a uma maioria absoluta e suas risadas serão consideradas normais por todo mundo.

Afinal, pense na sonoridade da palavra “hahaha”. Ela é a que mais se assemelha, de fato, à maneira como as pessoas dão gargalhadas na vida real, sendo assim a representação ideal para você usar com seus amigos no dia a dia.

No Orkut: Kkkkkkkk

Você já ouviu alguém na vida real rindo “kkkkk”? Convenhamos, rir dessa forma não só é estranho como vai fazer você parecer um tanto quanto juvenil. Ao ler uma risada assim, pode ter a certeza de que você vai encontrar também termos como “ah, muleke, raxei” ou “ bem loko” no meio do texto.

Pode reparar em seus colegas. Sabe aquele cara brincalhão da sua empresa, o típico sujeito que faz piadas como “é pavê ou pacomê?”, que parece não levar nada a sério e comenta “first” em todas as postagens do Tecmundo? Então, esse é o cara que ri “kkkkk” nos mais variados tópicos do Orkut.

Nas salas de bate-papo: Rsrsrs

A sigla RS quer dizer Rio Grande do Sul. Contudo, alguns insistem em usá-la para dar risadas, como uma abreviação da palavra "risos". Não se engane. O internauta que ri dessa maneira é inseguro e parece não estar muito familiarizado com o mundo virtual, comportamento típico de quem está chegando agora à era digital.

Além disso, a risada “rsrs” não é nada expressiva. Quando você lê um “hahaha”, imagina alguém rindo com a boca aberta e parecendo alegre. Já “rsrs” parece ser uma risada tímida e para dentro, e que não dá nem vontade de continuar a conversa.

E quer saber? Aposto que aquela sua avó que acabou de ganhar o primeiro computador também adota essa expressão. Mas vale uma alerta: o “rsrs” pode ser utilizado também por quem ri “hahaha”, porém de maneira sarcástica. Não deixe ninguém enganar você em salas de bate-papo, onde o use é mais frequente.

No LinkedIn: (Risos)

Essa risada é utilizada com muita frequência nos meios impressos. Ao transcrever uma entrevista, por exemplo, os jornalistas adotam a expressão “(risos)” para indicar que alguém disse algo em meio às gargalhadas ou até mesmo fez uma pausa para isso durante a fala. E, nesse sentido, o uso está correto.

Porém, usar a expressão dessa forma nas salas de bate-papo vai fazer você parecer alguém arrogante. Sabe aquelas pessoas que leram centenas de livros em francês, conhecem tudo sobre vinhos, mas na hora de conversar com alguém não têm traquejo social algum? Esse é o cidadão que responde “(risos)” logo após você ter contado uma piada pesada e suja.

Rede social? Para essas pessoas o LinkedIn é o único perfil aceitável na rede. O resto não passa de uma perda de tempo sem tamanho.

No Facebook: LOL

No começo até era legal, mas hoje rir “LOL” em meio a uma conversa apenas vai fazer com você se pareça com um daqueles caras que não têm vida social e não sabem conversar. Rir “LOL” na vida real, então? Nem pensar, é a maior queimação de filme possível.

Se for usar essa expressão, prefira a similar brasileira, nascida no Twitter, e que tem em essência tem o mesmo significado: “#euri”. Assim, você se expressa de uma maneira mais clara para todos os tipos de audiência e ainda não corre o risco de ser tachado de “o cara que ri igual a um meme”.

A risada está se tornando popular no Facebook, lugar onde a maioria das coisas que você vê atualmente compartilhadas pelos seus amigos são imagens do 9GAG e das páginas Jô Suado e Risos no Face.

No MSN: Ashauhsashuasha

Não basta rir, é preciso ser expressivo e criar um estilo. A pessoa que ri “ashauhsashuasha” parece que está desabando sobre o teclado de tanto rir, digitando não só com os dedos, mas também com os pulsos. Tente ler essa risada. Você vai entender na hora que ninguém ri dessa maneira.

Então, por que é que você insiste? Elimine algumas letras na sua digitação e o resultado será uma risada mais agradável e menos ingênua, digamos assim. Afinal, você precisa manter uma certa postura, não é mesmo? Essa variedade de riso pode ser encontrada em abundância em mensageiros como o MSN, por exemplo.

No Natal: Ho, ho, ho!

Se você vir alguém rindo dessa forma na internet, não tenha dúvidas: você está conversando com o Papai Noel. Em tempos natalinos, é importante ficar atento, já que muitas pessoas tentam se passar pelo Bom Velhinho rindo “ho, ho, ho!”. Entretanto, as chances de encontrá-lo por aí nos fóruns da vida é remota nesta época do ano.

Neste exato momento, ele deve estar mais preocupado em atender todas as entregas de Natal do que em ficar jogando conversa fora por aí. Mas em janeiro ele estará descansando e, portanto, online. Todo cuidado é pouco e, por isso, você deve se comportar direitinho.

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro Erro 404, publicado semanalmente às sextas-feiras, cujo objetivo é fornecer um texto descontraído aos leitores do Baixaki e do Tecmundo. Qualquer semelhança com a realidade é meramente coincidência!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.