Engenheiro planeja viabilizar supercomputadores para pessoas comuns

Imagem de: Engenheiro planeja viabilizar supercomputadores para pessoas comuns

Feng Wu, um professor de engenharia da computação associado da Virginia Tech, espera criar maneiras de deixar os supercomputadores disponíveis para uma audiência totalmente nova no futuro. Feng é um pioneiro da área da supercomputação que há anos tem pesquisado maneiras de deixar os supercomputadores mais baratos, fáceis de serem montados e gastando menos energia.

O produto de suas pesquisas é o HokieSpeed, um supercomputador de 209 nodos que, apesar de estar em 96º no ranking mundial, custou apenas US$ 1,4 milhões para ser construído e usa CPUs e GPUs convencionais para operar, em vez de processadores específicos para este tipo de aplicação.

Agora, o professor espera usar o HokieSpeed como bancada de testes para criar padrões novos de supercomputadores que podem ficar disponíveis para qualquer um. Wu acredita que o padrão computacional mudou muito em pouco tempo, sendo que um único iPad 2 estaria em 177º no ranking mundial em 1993.

(Fonte da imagem: Divulgação VirginiaTech)

Os supercomputadores domésticos e empresariais do futuro iriam usar o poder de processamento de várias máquinas em casa ou no escritório em conjunto, ou poderiam ser vendidos em um único pacote por um preço bem mais acessível que o de hoje.

Dessa forma, doutores poderiam processar o resultado de exames sem que o paciente espere mais que alguns minutos e empresas poderiam fazer cálculos complexos de previsão econômica ou ensaios virtuais durante o projeto de produtos, tarefas que nem sonham em fazer hoje por falta de poder computacional.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.