Aposta da tensão superficial [Iberê]

Imagem de: Aposta da tensão superficial [Iberê]

Se é verdade que o número 42 é a resposta para todos as dúvidas do universo, você vai se surpreender com a aposta da tensão superficial feita pelo Iberê. Neste vídeo, ele nos mostra como verificar quantas gotas podem ser colocadas na superfície de uma moeda. Será que você consegue adivinhar a capacidade máxima?

Materiais necessários

  • Água;
  • Conta-gotas;
  • Moeda.

Como fazer

(Fonte da imagem: Reprodução)

O experimento é bastante simples. Com o conta-gotas cheio de água, pingue calmamente sobre a superfície de uma moeda. Enquanto o peso da água for menor do que a tensão superficial, as gotas não irão transbordar.

.....

A quantidade de gotas que uma moeda suporta, certamente, foi bem maior do que você imaginava. Isso acontece graças a uma propriedade da água chamada tensão superficial. As moléculas da água, quando colocadas lado a lado, tendem a se juntar, permitindo a colocação de diversas gotas em cima da moeda.

Quando a água transborda, o que acontece é que o seu peso acabou se tornando maior do que a atração que existe entre as moléculas. É por isso que alguns insetos muito leves conseguem andar sobre água, uma vez que o peso deles é menor do que a força de atração entre as moléculas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.