O cereal matinal de ferro [Iberê]

Imagem de: O cereal matinal de ferro [Iberê]

Quando você compra uma caixa de cereal, também está comprando um pouco de ferro. O nutriente é fundamental para o ser humano e também pode ser encontrado em outros alimentos. No caso dos cereais enriquecidos com ferro, a experiência que vamos fazer hoje permitirá que você veja exatamente como é essa substância “invisível” que ingerimos todos os dias.

Materiais necessários

  • Cereal matinal;
  • Água;
  • Liquidificador;
  • Ímã de neodímio (superímã);
  • Saco plástico.

Como fazer

Dentro do liquidificador, coloque uma xícara e meia de cereal matinal e uma xícara de água quente, para dissolver mais rápido o alimento. Em seguida, bata tudo na potência máxima por pelo menos um minuto. Depois de bater, coloque a mistura dentro de um saquinho plástico.

Pegue o ímã de neodímio e passe na parte externa do saco plástico, puxando o ferro presente na parte interna da embalagem para um dos cantos. Repare que, dentro do pacote, uma pequena mancha preta vai se formar. É o ferro presente no cereal que acaba de ser separado.

.....

O ferro é um dos nutrientes essenciais para o ser humano e, por essa razão, ele é adicionado de maneira intencional à farinha do cereal. Ao dissolver o cereal com a água quente e bater a mistura no liquidificador, o ferro se solta, ficando livre para ser puxado por um ímã.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.