Técnica de Matrix faz de você um gênio sem grandes esforços

Imagem de: Técnica de Matrix faz de você um gênio sem grandes esforços

(Fonte da imagem: NSF)

Na trilogia Matrix, quando um personagem queria aprender a pilotar um helicóptero ou lutar kung-fu, por exemplo, bastava programar uma série de informações que seriam inseridas no cérebro do sujeito. Assim, sem esforço ou estudo, era possível virar expert em qualquer coisa.

Cientistas da Boston University e do ATR Computational Neuroscience Laboratories, no Japão, estão tentando trazer essa tecnologia para a realidade. O grupo está pesquisando maneiras de ensinar qualquer conteúdo às pessoas apenas ao mostrar imagens de um tema específico no computador – e a conclusão é de que isso pode ser possível no futuro.

Claro que a técnica é bem mais complicada: o functional magnetic resonance imaging (fMRI) é similar às máquinas de ressonância magnética utilizadas em exames médicos, mas consiste em modificar os padrões cerebrais a partir da exposição de imagens, induzindo o órgão a reconhecer atividades diferentes, como praticar com perfeição um esporte que você nunca tenha experimentado antes.

As figuras não são exatamente sobre o tema desejado, já que se tratam de estímulos visuais bastante suaves no cérebro, como linhas e formas geométricas, restando a ele fazer todo o trabalho cognitivo. A conclusão é similar à de uma pesquisa publicada em setembro deste ano.

De acordo com o MedicalXpress, os testes preliminares foram um sucesso: mesmo quando os voluntários não sabiam o que estavam aprendendo, muita informação nova foi retida pelo cérebro dos participantes.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.