5 razões por que a Microsoft vai bombar em 2012

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Embora líder de mercado em vários segmentos e reconhecidamente uma das empresas mais bem-sucedidas do mundo, a Microsoft não tem tido tantos motivos assim para comemorar nos últimos anos. Alguns tropeços da gigante fizeram com que a distância para os concorrentes diminuísse, mas o ano de 2012 promete ser promissor para empresa.

A integração parece ser a palavra-chave. Todos os lançamentos e esforços da companhia parecem convergir para a possibilidade de o consumidor acessar qualquer coisa a partir de um dispositivo da empresa. Será que o próximo ano vai ser mesmo da companhia de Bill Gates?

Enfim o Windows 8

O Windows 8 é, sem dúvida, o lançamento mais importante da empresa em 2012. Líder absoluta no mercado de sistemas operacionais, o novo SO precisa garantir que a empresa continuará confortável na primeira posição. Além disso, diferente do que ocorreu nas outras vezes, o Windows 8 terá um papel fundamental para todos os outros produtos da empresa.

Graças a ele será possível integrar a plataforma mobile, presente nos smartphones, e fazer com que a empresa entre para valer no mercado de tablets. A possibilidade de ampliar o número de consumidores com acesso ao Kinect também é outro ponto bastante positivo. Ou seja, fracassar nesse quesito seria uma catástrofe sem precedentes.

Entretanto, os consumidores têm muitos motivos para ficar animados com o lançamento. Recursos como a interface Metro, plataforma de computação de nuvens e sincronização com outros dispositivos são as grandes apostas. As primeiras impressões da versão Developer Preview foram bastante animadoras. Uma versão Beta deve ser disponibilizada no início do ano e a versão final chegará ao mercado no mês de agosto.

Entrando pra valer no mercado mobile

(Fonte da imagem: The Verge)

Todas as tentativas da Microsoft até agora no mercado mobile não se mostraram bem-sucedidas. Diferente do que acontece no segmento de PCs, notebooks e netbooks, em smartphones e tablets a disputa é polarizada por Google, com o Android, e Apple, com o iOS, cabendo à companhia uma ínfima parcela de consumidores.

Porém, mesmo contra todas as previsões, esse panorama pode mudar. Como a empresa aposta na integração, conquistar os consumidores que já utilizam o SO da Microsoft e convencê-los de que adotar plataformas mobile completamente compatíveis com o computador é uma tarefa fundamental.

A conquista da Nokia como uma das principais representantes da plataforma começou com bons números para as companhias e no próximo ano é vez dos tablets entrarem no mercado. O uso da interface Metro pode se mostrar mais uma decisão acertada da Microsoft, já que o novo sistema combina perfeitamente com os portáteis.

Kinect nos PCs e novo Xbox

(Fonte da imagem: Microsoft)

A Microsoft já confirmou que, a partir de 2012, o Kinect será compatível também com os PCs, o que deve aumentar significativamente as possibilidades do console bem como o número de consumidores em potencial do aparelho.

Além disso, outra grande bomba pode estourar na metade do ano, durante a E3 2012: os desenvolvedores já trabalham na próxima geração do Xbox, que viria com processador hexacore e se chamaria Xbox 720. O anúncio pode ser feito na feira, que acontece em Los Angeles no mês de junho.

Enquanto o novo modelo não chega, o console segue liderando com folga as vendas de video games. Segundo dados do instituto de pesquisas NPD, somente no mês de novembro foram vendidas cerca de 1,44 milhões de unidades do aparelho da Microsoft, pouco à frente do segundo colocado, o Nintendo Wii, que vendeu cerca de 1 milhão de peças.

Comprando Netflix e LinkedIn?

(Fonte da imagem: Netflix)

Para que possa ampliar o seu potencial, a Microsoft precisa sanar dois pontos tidos como “deficientes” para o seu crescimento: a ausência de uma plataforma de vídeos respeitável e de um sistema de computação nas nuvens mais eficaz.

A conceituada empresa de análise de mercado IDC fez duas apostas para 2012, ambas bastante curiosas e impactantes com relação à Microsoft. Segundo o instituto, a empresa de Bill Gates deve fazer propostas no próximo ano sugerindo a compra da rede social LinkedIn e do serviço Netflix.

Outros rumores dão conta ainda que o Yahoo!, que está aceitando e avaliando propostas de compra, poderia ser adquirido pela Microsoft. Além de ampliar a carteira de clientes do MSN, o Bing poderia ser outro beneficiado com um verdadeiro salto no número de buscas.

Bill Gates com papel mais ativo?

(Fonte da imagem: Kees de Vos / Wikipedia)

Essa previsão talvez seja mais improvável de acontecer, mas sem dúvida não deixa de ser um reforço e tanto para os fãs da Microsoft. Segundo Jon Fortt, comentarista de tecnologia da rede CNBC, Bill Gates poderá ter um papel mais ativo junto à companhia, ainda que temporário.

Por se tratar o Windows 8 de um lançamento crucial para a empresa, a retomada do trabalho de Bill Gates, ainda que como um mero porta-voz das decisões da Microsoft, poderia contribuir para que, assim como ocorria na Apple com Steve Jobs, ao menos nesse momento pudesse haver uma maior identificação com a companhia por conta da figura de um líder carismático.

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Por se tratar de uma gigante do mercado, é bem provável que mesmo que as novidades para 2012 não sejam bem-sucedidas, dificilmente a empresa perca a liderança na maioria dos segmentos. Contudo, quedas graduais podem fazer com que a empresa, em longo prazo, não tenha condições tão confortáveis de disputa e negociação no mercado.

Assim, 2012 promete ser um ano decisivo para os planos da Microsoft, a ponto de, se as coisas não saírem como o esperado, ser preciso repensar de maneira radical posicionamentos e estratégias, de forma a solidificar a posição como uma das companhias mais fortes já criadas no mundo da tecnologia.

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