Logo poderemos controlar nossos smartphones usando apenas o olhar

Imagem de: Logo poderemos controlar nossos smartphones usando apenas o olhar

Vídeo demonstra como desbloquear o aparelho, rolar a tela e jogar, usando apenas os olhos.

Se você acha que o Siri, interface de voz introduzida no iPhone 4S, é surpreendente, espere até ver o que as pessoas por trás do projeto Senseye conseguiram fazer: uma maneira de controlar seu smartphone usando apenas seus olhos.

O grupo desenvolveu uma forma de monitorar o movimento dos olhos utilizando a câmera frontal do aparelho. Dessa forma, será possível controlar os mais variados aspectos no seu telefone, como enviar mensagens, jogar, navegar na internet e mais, sem precisar efetuar nenhuma outra interação com o aparelho.

Embora ainda seja um trabalho em desenvolvimento, os pesquisadores afirmam que a tecnologia funcionou com 90% das pessoas que foram testadas. Enquanto versões anteriores do protótipo exigiam que o celular ficasse fixo em alguma superfície, o novo modelo já possibilita que a interação ocorra com o aparelho na mão, pois agora o sistema interpreta pequenos movimentos da cabeça.

A empresa está trabalhando ainda em uma interface para desenvolvedores, o que possibilitaria o lançamento de diversos aplicativos de terceiros utilizando essa tecnologia. Assim sendo, a própria empresa espera que em 2013 possamos ter celulares Android saindo de fábrica com total suporte ao sistema Senseye.

Enquanto os aparelhos completamente integrados com a tecnologia não são lançados, os desenvolvedores também estão criando um dispositivo USB para ser integrado a qualquer Android existente hoje, permitindo o uso da tecnologia mesmo em smartphones atuais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.