Submarino na garrafa [Iberê]

Imagem de: Submarino na garrafa [Iberê]

Já pensou em utilizar um laser ou um ímã para controlar uma tampa de caneta com massa de modelar? “Agora o Tecmundo endoidou de vez”, você diz. Calma, não é nada disso – é mais uma experiência de Iberê Thenório. Desta vez, ele vai nos ensinar a criar um submarino dentro de uma garrafa de refrigerantes, aplicando conceitos de pressão atmosférica.

Além disso, no mesmo vídeo ele mostra como utilizar uma caneta laser ou algo magnético para enganar seus amigos. Está ansioso para saber como fazer isso? Então fique ligado em todos os passos de Iberê e aproveite para surpreender sua família e seus colegas na próxima feira de ciências.

Materiais

  • Garrafa PET transparente;
  • Massa de modelar;
  • Apontador laser ou ímã (não é obrigatório);
  • Tampa de caneta.

Como fazer

Com uma pequena quantidade de massa de modelar, tape o furo superior da tampa da caneta. Use uma bolinha maior para fixar um peso na parte inferior da tampa (aquela que é utilizada para prender as canetas a cadernos e livros). Depois é só pegar uma garrafa PET cheia de água, colocar o “submarino” dentro dela e então fechá-la.

A pressão interna da garrafa age de maneira a fazer que o submarino fique sempre no topo dela. Aperte levemente o plástico para ver a tampa com massinha sendo afundada. Isso acontece porque, ao apertar as laterais do recipiente, você está modificando a pressão exercida.

.....

Para deixar a experiência mais visual, você pode utilizar um laser ou um ímã para sincronizar o movimento do submarino. Isso fará com que você pareça um verdadeiro feiticeiro da física.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.