Acordo quer acabar com os spams brasileiros

Imagem de: Acordo quer acabar com os spams brasileiros

Olhe para sua caixa de emails e diga adeus às centenas de mensagens que entopem sua caixa de spam. Isso porque um acordo liderado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil sugere formas de fazer com que o envio de lixo virtual diminua consideravelmente no país.

Chamada de “Gerência da Porta 25”, a medida prevê uma série de ações que impedem que os PCs brasileiros acessem a tal porta, reduzindo a quantidade de conteúdo indevido mandada diariamente por máquinas infectadas por algum tipo de arquivo malicioso.

Desse modo, os serviços de email em território nacional teriam de ser configurados para funcionar a partir de outras portas, como a 465 ou 587, que trabalhariam como filtros. De acordo com o órgão, isso não irá afetar o envio de mensagens para os usuários, já que a nova forma de acesso será autenticada e não trará problemas. A barreira será apenas para os spams.

Em parceria com a Anatel e outras associações de empresas de internet, o comitê acredita que a medida pode diminuir o bloqueio de IP que acontece com endereços brasileiros por conta dessa grande quantidade de lixo enviado. Segundo o Spampots, o país é a quarta maior nação responsável por replicar esse tipo de conteúdo, ficando atrás somente da Índia, Vietnã e Paquistão.

As operadoras de internet têm até o fim do ano que vem para ajustar seus serviços.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.