Como são fabricados os tablets [vídeo]

Imagem de: Como são fabricados os tablets [vídeo]

Você sabe como são produzidos os tablets que você mais gosta? O Tecmundo foi até a fábrica da Positivo Informática para capturar algumas imagens que mostram exatamente como é o processo de fabricação do tablet Ypy, portátil lançado recentemente pela empresa brasileira. No vídeo que ilustra essa matéria, você pode conferir como é o processo da montagem do aparelho.

Montagem dos aparelhos

No Ypy e também em outros tablets, até mesmo as placas são produzidas na própria fábrica. Para evitar qualquer problema que possa danificar os eletrônicos, todos os funcionários da área utilizam jalecos eletroestáticos, além de passarem por equipamentos específicos para descarregarem a eletricidade estática.

O funcionamento da fábrica é baseado em produção seriada. Ou seja, cada funcionário é responsável pela colocação de uma das peças nos aparelhos. Isso vale para processadores, memória, bateria e todos os outros componentes de hardware.

Ampliar

Segundo Paolo Passeri, coordenador de produto da Positivo Informática, a maior parte das pessoas que trabalham nessa área são mulheres. O motivo para isso é a delicadeza necessária para a aplicação dos componentes.

Instalação e verificação

Já com o tablet completamente montado, a fabricante precisa instalar o sistema operacional neles. Para isso, os aparelhos são conectados a computadores e então recebem os arquivos necessários para o funcionamento. No caso do Ypy, a instalação realizada é do sistema Android.

Todos os aparelhos são testados após a conclusão da montagem. São realizados ciclos de baterias, além de elevação do stress dos componentes. Tudo para garantir que os tablets chegarão às lojas sem oferecer problemas aos consumidores.

Ampliar

Paolo Passeri afirma que, caso seja encontrado algum erro no tablet testado, todos os aparelhos do mesmo lote serão separados para reavaliação. Somente após os erros serem corrigidos serão encaminhados ao setor de embalagens.

Embalagem

Depois de todas as fases de montagem, instalação e verificação, os tablets precisam ser embalados para que sejam encaminhados às redes varejistas. Nesse momento, os funcionários colocam todos os itens necessários na caixa do produto e então fazem a aplicação do plástico a vácuo.

.....

Depois é só encaminhar as caixas até as centrais de distribuição. Em poucos dias, os tablets chegam às lojas de todo o país. Ao contrário de outras empresas que atuam em escala mundial, a Positivo Informática trabalha com produção por demanda. Isso significa que só são produzidos aparelhos que já têm mercado garantido.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.