Dexter, o maior inventor de todos os tempos [infográfico]

Imagem de: Dexter, o maior inventor de todos os tempos [infográfico]

Ilustração: Nick Mancini

Ilustração e design: Tim Trauer

Cientistas sempre rendem boas histórias. Mesmo quando retratados de maneira mais descontraída (e até estereotipada), a ciência e seus profissionais são capazes de adicionar mais graça às aventuras produzidas por roteiristas, cartunistas e escritores de ficção científica.

Quando o assunto é desenho animado, fica difícil não se lembrar de O Laboratório de Dexter, série animada criada por Genndy Tartakovsky para o canal Cartoon Network. O programa começou a ser exibido em 1996, mas foi produzido até o final de 2003, totalizando quatro temporadas e 80 episódios.

Ao longo desse tempo, Dexter criou máquinas fantásticas que marcaram a imaginação dos telespectadores. No infográfico acima, selecionamos cinco invenções muito importantes para a série ou para os planos do cientista mirim.

Quadraplex T-3000: computador sem igual

Todo gênio precisa de um bom computador para ajudá-lo na realização de suas tarefas. No caso de Dexter, uma máquina comum não serviria e, então, ele criou o Quadraplex T-3000, uma máquina com recursos avançados de inteligência artificial e processamento de linguagem natural.

Aliás, a naturalidade com que T-3000 trabalha com a língua inglesa faz com que o Siri, assistente do iPhone 4S, pareça uma simples “iMoça do tempo”. O computador de Dexter é capaz de entender e se comunicar perfeitamente com seu criador, demonstrando inclusive ter uma personalidade bem definida.

Controle Animal

Essa foi a primeira invenção a aparecer na série animada de Dexter. Com esse dispositivo que lembra um controle remoto, Dexter era capaz de transformar pessoas em bichos como coelhos, macacos e até dinossauros. O problema, obviamente, é deixar algo tão poderoso cair em mãos erradas, como nas de Dee Dee, sua “querida” irmãzinha.

Multi-forming Megabot

Dexter também criou um robô gigante para combates, como os famosos grupos de heróis japoneses (tokusatsu). O “Megazord” do pequeno prodígio é composto de quatro veículos:

  • um avião pilotado por Dee Dee;
  • uma van conduzida pela mãe da família;
  • um barco guiado pelo pai do cientista; e
  • e um helicóptero que fica sob o comando do próprio Dexter.

Será que um dia assistiremos a uma luta entre a família de Dexter e os Power Rangers?

Laboratório Portátil

Cientista que se preze mantém backup dos dados mais importantes. Afinal, ele não quer arriscar perder anos de pesquisas para um incêndio ou falha no disco rígido. Mas cientistas realmente preparados mantêm uma cópia exata do próprio laboratório!

Dexter foi além e criou uma versão portátil do cômodo secreto de sua casa. Dessa forma, ele pode levar o laboratório para onde bem entender. O invento está equipado com um raio do encolhimento, capaz de miniaturizar Dexter para que ele possa entrar em um ambiente de proporções tão reduzidas.

Omelette du Fromage

Dexter precisava aprender francês e, ao mesmo tempo, gostaria de se dedicar a tarefas mais desafiantes. Para não perder tempo com “futilidades”, o pequeno gênio desenvolveu um capacete capaz de ensinar a língua de Napoleão durante uma noite de sono.

O problema é que a criação de Dexter possuía alguns erros de implementação. Além de não ter preocupação com detalhes ergonômicos, a mídia suportada pelo capacete era o disco de vinil. Graças a um risco na “bolacha” contendo a lição de francês, Dexter acordou sendo capaz de falar uma única frase: “omelette du fromage”.

Vale a pena notar que a expressão está gramaticalmente errada, já que a expressão correta seria “omelette au fromage” (omelete de queijo).

Outras invenções

É claro que nossa seleção, como qualquer outra, é injusta. É impossível que apenas cinco invenções representem a genialidade de 80 episódios da série. Portanto, não se esqueça de contar nos comentários quais são inventos de Dexter que você mais gosta!

E, caso queira exercitar o seu lado artístico, há um PDF na internet ensinando a desenhar o herói de tantos geeks e nerds.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.