Cientistas provam que é possível descobrir um RG a partir do Facebook

Imagem de: Cientistas provam que é possível descobrir um RG a partir do Facebook

Você acha que está seguro no Facebook? Cientistas da Carnegie Mellon University, nos Estados Unidos, acham que não – e conseguiram provar. Através de um método baseado em uma pesquisa divulgada em agosto pela Forbes, a equipe relacionou o perfil de uma pessoa no Facebook ao seu número do seguro social (SSN, o equivalente norte-americano ao nosso RG).

Segundo o DailyMail, o primeiro passo é tirar uma foto de qualquer pessoa na rua. Em seguida, utilizando um potente software de reconhecimento facial, é possível associar o retrato ao perfil da pessoa no Facebook. Finalmente, a partir de previsões que utilizam os dados do usuário, como a cidade natal e a idade, além de outros padrões, é possível obter o tal número de identificação.

Desse modo, é possível roubar a identidade de qualquer pessoa por aí – e cometer alguns crimes utilizando os dados coletados. Os cientistas responsáveis alegam que a margem de erro para esse método ainda é muito grande, mas que as preocupações com privacidade e segurança nas redes sociais devem ser reforçadas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.