Charrete puxada por robô humanóide: o futuro das carruagens?

Imagem de: Charrete puxada por robô humanóide: o futuro das carruagens?

Quem passou pela Maker Faire Bay Area 2011 provavelmente se deparou com essa cena inusitada: uma estranha charrete totalmente feita em metal sendo puxada por um robô bípede de capacete que parece estar andando de patins. Essa bizarra criação é fruto da mente de Bob Scheneeveis, um mecânico que trabalha há 25 anos com veículos elétricos que causem pouca poluição ao meio ambiente.

O Solar Electric Robot Chariot, como é oficialmente nomeado por seu criador, é composto de sistemas simples que reproduz a movimentação de um humano comum. Grant Grundler, que ajudou Bob a projetar a carruagem, disse que a única diferença do robô está nas três rodas de seus pés, que são usadas para facilitar a locomoção do veículo. Câmeras no capacete ajudam o bípede a se manter estável, enquanto que a direção fica por conta do passageiro.

Para mover tudo isso, a charrete possui um enorme painel solar em sua parte superior (que ainda serve como proteção para o sol), tornando-o completamente amigável ao meio ambiente. De acordo com Grant na entrevista feita para o site Makezine, a ideia de Bob surgiu depois de uma cirurgia no joelho, quando ele decidiu que iria fazer algo que se movesse como sua própria perna.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.