Avião de caça russo da nova geração é demonstrado ao público

Imagem de: Avião de caça russo da nova geração é demonstrado ao público

Sukhoi T-50 "PAK FA" (Fonte da imagem: Divulgação RussianPlanes)

A Força Aérea russa demonstrou nesta última terça-feira (16/08) o seu mais novo avião de caça da quinta geração, o “Sukhoi T-50”. Também conhecido como “PAK FA”, o caça teve seus dois protótipos apresentados ao público durante um show aéreo perto de Moscou, em que os espectadores puderam assistir à aeronave fazendo várias manobras e acrobacias.

O “PAK FA” está em desenvolvimento desde 2009 e foi concebido para ser a avião de superioridade de aérea mais avançado já construído pela Sukhoi. A aeronave possui alto grau de manobrabilidade, conta com a capacidade stealth, e começará a ser produzido em massa a partir de 2014. A empresa planeja construir 1000 unidades do PAK FA durante um período de 40 anos, a maioria deles para exportação.

O novo caça russo possui especificações muito semelhantes ao do Lockheed F-22 “Raptor”, principal avião de caça dos Estados Unidos atualmente, mas com um preço unitário de US$ 50 milhões: um terço do seu concorrente americano. Além disso, o valor total do projeto de desenvolvimento do “PAK FA” custou seis vezes menos que o que foi gasto pelo projeto do F-22.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.