Seleção: Os melhores RPGs do Baixaki!

Imagem de: Seleção: Os melhores RPGs do Baixaki!

Uma das maiores razões pelas quais tantas pessoas ao redor do mundo são fãs de jogos é a liberdade garantida aos jogadores, que encarnam dezenas de personagens completamente diferentes e conhecem possibilidades completamente impossíveis no mundo real. Esta breve fuga para mundos fantásticos é muito interessante e se apresenta de maneira variada em diversos jogos.

Porém, tradicionalmente, RPGs são os jogos que mais prezam por este tipo de liberdade, muitas vezes apresentando para jogadores não apenas um mundo completamente aberto, como também diversas escolhas no que diz respeito ao desenvolvimento de seu personagem ou à moralidade de sua aventura, permitindo que o protagonista seja um herói nobre e valente ou um vilão frio e sem escrúpulos.

Diablo 2 e Dungeon Siege 2: dois clássicos.Para quem é fã da incrível liberdade providenciada por este famoso gênero de jogos, o Baixaki oferece uma seleção com os melhores RPGs disponíveis em versões de demonstração, com games que vão desde aqueles que misturam ação com desenvolvimento de personagem, até os mais sérios, com qualidades literárias.

Os maiores clássicos

É impossível fazer uma seleção de melhores RPGs sem mencionar os clássicos, aqueles games que realmente deram a orientação moderna para desenvolvimento de jogos do estilo. Indiscutivelmente, uma das séries mais importantes de todos os tempos é a série Diablo, que simplesmente produziu uma nova orientação para jogos de RPG, direcionados à ação e ao desenvolvimento de personagem com foco em combate.

Diablo e seu sucessor Diablo II tiveram um impacto tão grande no mundo dos games que produziram diversos jogos em um estilo relativamente parecido. Uma série de jogos com este estilo é a excelente franquia Dungeon Siege. Os jogos traziam uma complexidade um pouco maior, permitindo inclusive o controle de vários personagens, direta ou indiretamente, com gráficos completamente em três dimensões.

Mais um grande título nesta série é o game Sacred 2 – Fallen Angel. O jogo traz ação intensa e ambientes belíssimos, em um mundo fantástico e complexo, com muita magia e todas as melhores características dos tradicionais universos de fantasia medieval, como raças de guerreiros e magos, em um combate eterno pelo poder sobre o continente no qual a aventura se passa.

Porém, o legado da série Diablo não se limita aos RPGs de capa e espada: Hellgate: London leva o jogador para um futuro no qual demônios dominaram o mundo, obrigando os seres humanos a se refugiar em túneis de metrô e bases subterrâneas, se defendendo a todo instante contra hordas de criaturas infernais. O jogo é uma mistura de fantasia com ficção científica, e segue o mesmo estilo de combate frenético e customização de personagem presente na série Diablo.

O excelente Hellgate: London.

Liberdade completa

O complexo The Witcher.Outra tendência de desenvolvimento de jogos, muito mais complexa do que aquela mais direcionada a ação, é a que permite escolhas mais complexas relativas à moralidade e às alianças que o jogador cria durante sua jornada. Provavelmente, o jogo mais interessante e elogiado pela crítica neste estilo é The Witcher. O game é baseado em um bestseller polonês, que descreve um mundo sombrio, atormentado por criaturas da noite. O jogador encarna um aventureiro, caçador de demônios, e tem que realizar decisões com repercussões dramáticas.

Levando este nível de liberdade de escolha a um nível ainda maior, Mount and Blade é um jogo bastante fora do comum no gênero: não apresenta os detalhes mais fantásticos tradicionalmente associados a RPGs, representando um mundo medieval mais realista, e trazendo a possibilidade de combate sobre cavalos. É um sistema interessante e inovador e que, aliado à liberdade de associação com diversas facções, torna o jogo muito fora do comum.

Voltando para os mundos fantásticos medievais, outros dois jogos se destacam: Gothic 3 faz parte da excelente franquia Gothic, que trouxe um mundo completamente realizado e desenvolvido, com aspectos complexos e inteligentes, e Drakensang é baseado em uma série de livros baseados em um mundo criado para um RPG, que se tornou extremamente popular na Alemanha, seu país de origem.

Drakensang e Gothic 3.

Estes são alguns dos melhores RPGs disponíveis no Baixaki. Desde as opções de customização de personagem até as grandes decisões que são atribuídas aos jogadores, estes games não vão decepcionar os fãs de mundos complexos e bem realizados. A liberdade de escolha, que abre diversos caminhos para desenvolver vários tipos de personagem, aliada à complexa moralidade de diversos títulos do gênero, vai atrair os jogadores que querem algo além de um jogo limitado a ação e combate.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.