Mergulhe nos números de World of Warcraft

Imagem de: Mergulhe nos números de World of Warcraft


World of Warcraft, ou simplesmente WoW, é o maior MMORPG do mundo. Desenvolvido pela Blizzard Entertainment, uma subsidiária da Activision Blizzard, o título deu continuidade ao universo fantástico de Warcraft — inaugurado em 1994 com Warcraft: Orcs & Humans.

No jogo, você explora o mundo de Azeroth, aproximadamente quatro anos depois dos eventos de Warcraft 3: The Frozen Throne. O jogo foi lançado em 2004, no dia 23 de novembro — data que também marca o aniversário de dez anos da franquia Warcraft —, e desde então vem acumulando números impressionantes.

Atualmente, a linha conta com mais de 11 milhões de assinantes — o MMORPG com o maior número de jogadores do mundo e detentor do título de jogo mais popular do gênero no Guinness World Record. Para se ter uma ideia de como o nome WoW é imponente dentro do mundo dos MMOs, em 2008 era estimado que a linha detinha aproximadamente 62% de todo o mercado de jogos RPG online para múltiplos jogadores.

Img_normal

Linhagem azul

Por si só, World of Warcraft já era um sucesso quando a sua primeira expansão — The Burning Crusade — despontou nas lojas no dia 16 de janeiro de 2007. Como era esperado, o pacote que introduziu novos desafios e duas raças inéditas foi outro tiro certeiro da Blizzard. Em apenas 24 horas, o título vendeu aproximadamente 2,4 milhões de cópias, feito que o transformou no jogo para PC que vendeu mais rápido em toda a Europa e América do Norte. 

Seguindo a tradição da série, a segunda expansão da franquia, Wrath of the Lich King, superou seu predecessor e estabeleceu um novo recorde mundial. Durante o primeiro dia de vendas, o jogo movimentou 2,8 milhões de cópias. No entanto, tudo que vem fácil, vai fácil, e em dezembro de 2010 essa marca foi superada... Pela terceira expansão de World of Warcraft.

Img_normal

World of Warcraft: Cataclysm foi anunciado na BlizzCon de 2009 e foi lançado oficialmente no dia 7 de dezembro de 2010. Ao longo das primeiras 24 horas, o jogo vendeu mais de 3,3 milhões de cópias — somando edições físicas e digitais —, superando todos seus predecessores e assumindo o posto de jogo para PC que vendeu mais cópias em menos tempo em toda a história dos video games.

Mas esse recorde já está em risco, pois o produtor chefe de World of Warcraft — J. Allen Brack — revelou durante a última BlizzCon que a série receberá uma quarta expansão. Mesmo sem ter um nome ou data oficial de lançamento, é seguro dizer que a nova edição de WoW promete ser ainda maior do que as anteriores.“The WoW by numbers”

Com 11 milhões de assinantes, podemos dizer que World of Warcraft é o “país” com a 75ª maior “população” do planeta — isso sem contar com os mais de 1.700 empregados da Blizzard trabalhando na manutenção e suporte do jogo. Atualmente WoW já está traduzido em dez línguas diferentes e tem distribuição oficial em todos os continentes do mundo (salvo pelos Polos).

A cada dia, mais de 16 milhões de missões são completadas, isso significa algo em torno de 11 mil quests por minuto, ou 192 por segundo — lembrando que o jogo oferece mais de 7650 incumbências diferentes. Além disso, os jogadores de WoW já desbloquearam algo em torno de 5 bilhões de conquistas, desde que a funcionalidade foi introduzida. Todavia, esse dado é de alguns meses atrás, portanto já foi ultrapassado em algumas centenas.

Img_normal

Um mundo desse tamanho exige muita manutenção. Assim, contando com toda a programação principal, atualizações e correções, WoW já soma algo em torno de 5,5 milhões de linhas de código. Que se transformam em 30 mil itens, 5,3 mil personagens não controláveis (NPCs) e 1,4 mil locações diferentes.

E não podemos nos esquecer dos 70 mil feitiços, dos mais de 300 Glyphs, 900 talentos e 11 profissões principais. Tudo isso embalado por mais de 27 horas de músicas originais, compostas e gravadas especialmente para o jogo.

Não é à toa que o jogo já conte com aproximadamente 4.7 petabytes (ou 4700 terabytes) de dados, devidamente abrigados em 13,250 servidores, com 75 mil núcleos e 112,5 terabytes de memória RAM. Por sinal, a equipe de manutenção já registrou e corrigiu mais de 180 mil bugs do jogo.

Enfim, World of Warcraft é um mundo à parte. Não há como negar o apelo da franquia que quebra recorde após recorde. O título que se transformou em sinônimo de MMO segue sua carreira de sucesso e promete números ainda mais extraordinários para o futuro.

Via Baixaki Jogos

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.