Como Usar CDex

Imagem de: Como Usar CDex

Dizem que a linguagem capaz de unir as pessoas de todo o mundo é a música. Exagero ou não, a verdade é que é impossível ficar indiferente a todos os estilos musicais, artistas e bandas. Muitos concordam em um ponto: a melhor de todas as músicas é aquela que se pode ouvir sempre que se sente vontade. É exatamente isto que o CDex faz, ele salva as músicas dos CD´s de áudio e converte os arquivos para o seu computador.

CDex é um programa completo e um dos melhores do gênero. Em meio a tantas opções e recursos, melhor mesmo é contar com um guia detalhado para aprender tudo que ele é capaz. E só o Baixaki para lhe fornecer isto de bandeja e garantir que todas as suas músicas agora caibam em seu computador.

Antes de Usar

Primeiro que este título está incorreto, uma vez que o programam dispensa instalação. Para utilizá-lo, basta descompactar todos os seus arquivos em uma mesma pasta de sua preferência. Desta maneira, o CDex pode ser executado até mesmo a partir de um dispositivo portátil como um pendrive. Dentro da pasta escolhida se encontra um diretório chamado my music (minhas músicas) com todos os arquivos ripados divididos em subpastas.

Escolha seu drive de CD.

Execute então o programa para que ele reconheça automaticamente seus drives de CD, caso você tenha mais do que um ativo, selecione o que deseja utilizar.

Informações do Álbum

A principal função deste programa é capturar músicas de CD´s de áudio, então comece inserindo um disco de sua preferência. Assim que o programa fizer o reconhecimento das faixas, perceba que novos campos poderão ser preenchidos. O nome do artista, do álbum, o gênero musical e o ano de lançamento do álbum são os principais, mas você também pode editar o nome de cada faixa clicando rapidamente três vezes em cima do nome de cada música.

Informações.

Além de ajudar o usuário a identificar ao que cada arquivo se refere, preencher os dados auxilia muito em sua organização pessoal.Escolha o formato para salvar.

Salvando as Faixas

Chegou a hora tão esperada, quando você finalmente salva os arquivos de áudio em seu computador. Além de salvar as faixas em formato WAV (natural dos CD´s de áudio) o usuário escolhe se deseja salvá-las em formatos compactados como o MP3. Você também pode selecionar um trecho do CD para que seja executado como uma única faixa contínua.

No caso das faixas distintas, selecione as músicas que você deseja e clique em alguma das opções à direita: 1 para formato WAV e 2 para MP3. A opção 3 é referente a captura de um trecho contínuo do CD e dispensa a seleção de faixas.

Aguarde alguns segundos antes que a faixa esteja pronta, em seguida ela se encontrará salva dentro da pasta das suas músicas onde o programa está descompactado.

Processo em andamento.

Corte a sua Fatia

Ao contrário das demais opções, para ripar um pedaço do CD basta clicar na opção específica. A partir de então você é encaminhado a uma nova janela onde escolhe o nome do arquivo, o formato e a porção exata a ser copiada. Selecione o momento onde o recorte é iniciado e o seu momento final para que o programa crie uma única faixa com a porção marcada.

Corte de músicas.

Converta

Conversão de arquivos.Além de ripar os arquivos diretamente do CD, o usuário pode convertê-los para diferentes formatos mesmo após terem sido salvos. Também é possível escolher arquivos de outros lugares ou convertidos através de outros programas. Clique na opção 4 para converter arquivos WAV para formatos compactados e na 5 para converter de compactados para WAV.

Após clicar em alguma destas opções você será encaminhado a uma janela para escolher qual arquivo deseja converter. Selecione o diretório onde elas se encontram, escolha os arquivos e marque as opções que deseja para então iniciar a tarefa.

Ferramentas

A partir do que já foi visto qualquer um já pode utilizar o conversor sem problemas, mas o que faz com que o CDex se destaque dos demais programas do gênero é justamente sua variedade de opções e recursos. Agora você vai conhecer algumas das ferramentas que fazem com que este programa possa ser chamado de completo.

Ferramentas do programa.

Clicando na opção Tools (ferramentas) localizada acima do programa o usuário tem acesso às ferramentas do CDex. A primeira se refere a um player e a segunda a um conversor de áudio a partir da entrada analógica do seu computador.

Player

O player deste programa funciona de maneira bastante similar aos principais programas do gênero. O usuário seleciona novas músicas no botão de ejetar CD e abre os arquivos que desejar. Além das principais ferramentas, o usuário encontra opções para salvar e carregar sua lista de músicas. Este player funciona de maneira independente do CDex e abre uma nova janela.

Player embutido.

Gravar Sons Externos

Quem diria que um ripador de CD´s estenderia suas funções tão longe assim? Esta ferramenta permite que o usuário grave em arquivos Wav ou MP3 qualquer som conectado a sua entrada analógica. Ou seja, a entrada do seu microfone pode receber qualquer instrumento musical ou saídas de áudio analógicas como a de um vídeo K7´s, discos de vinil e rádios.

Grave sons analógicos.

Escolha o nome do arquivo, seu formato de saída e de outras opções para então iniciar a gravação no botão Record (gravar). Para pausar a gravação clique em Pause e para encerrá-la em Stop, se desejar descartar o registro selecione Cancel.

Ótimo, mas não perfeito

As funções descritas acima são excelentes e fazem com que o CDex seja um ótimo programa, mas o fato é que ele apresenta seus contrapontos. O programa dispõe de um player em sua janela principal que roda as músicas do CD, mas se esquece se mostrar o som a você. Também são encontradas opções para buscar as informações do álbum na internet que pode não funcionar conforme esperado, mas não se desanime, deixe estes recursos comuns um pouco de lado e aproveite para focar sua atenção nos diferenciais do programa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.