Internet transmitida através da luz já é uma realidade

Imagem de: Internet transmitida através da luz já é uma realidade

Em 2010, a Chinese Academy of Sciences (Academia Chinesa de Ciências em uma tradução livre) anunciou a transmissão do sinal de internet através de lâmpadas de LED azuis. Tais lâmpadas, que piscam mais rapidamente do que o olho humano pode notar, conseguiram alcançar velocidades de transmissão de 2 Mbps.

Agora é a vez dos alemães do Instituto para Telecomunicações de Fraunhofer inovarem. Usando uma combinação de LEDs vermelho, azul, verde e branco, os pesquisadores afirmam terem alcançado uma velocidade de 800 Mbps de transmissão.

Os pontos de iluminação conseguem transmitir o sinal em uma área de até 9 m², sendo que o aparelho receptor necessita apenas estar ligado a um fotodiodo. Contudo, como a transmissão é feita diretamente, ela é facilmente interceptável. Para isso, basta apenas uma barreira entre o receptor e a lâmpada (a mão de alguém sobre o diodo, por exemplo) para que ela seja perdida.

Devido a essa exigência de ligação direta entre a fonte e o aparelho, os pesquisadores afirmam que tal tecnologia não veio para substituir o 3G e o Wi-Fi, que são baseadas em sinais de rádio. O uso ideal é como um complemento dessas tecnologias, principalmente em hospitais e outros locais onde os sinais de rádio podem impactar negativamente nos aparelhos presentes.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.