Supernatural foi a que mais cresceu em audiência na temporada 2012-2013

  • Por Beatriz Portella Smaal em 23/05/2013 - 16:58

Durante toda a temporada, o Nielsen (o Ibope americano) marca os números de audiência de todas as séries da televisão aberta no país, usando, para isso, um sistema que foca os adultos de 18 a 49 anos, alvo dos anunciantes — a tão falada "demo".

Para anunciantes e, por consequência, para os canais, este é o número mais importante por representar seu público-alvo — um número que importa mais do que a audiência absoluta, medida em milhões de telespectadores.

Agora, você sabe qual série mais cresceu na audiência demo (a porcentagem de adultos da faixa etária escolhida pelo sistema de medidas) durante o ciclo 2012-2013? Por incrível que pareça, é a CW — cujos números absolutos ficam lá embaixo — que mais tem a comemorar nesse quesito de crescimento de público-alvo.

Fonte da imagem: Divulgação/CW

A Vulture organizou um gráfico com as porcentagens de quanto cada série ganhou ou perdeu em seu público específico em relação ao ano anterior (ou seja, séries estreantes não entram na lista). Em primeiro lugar está Supernatural, com um aumento de 22% entre o público-alvo de 18 a 49 anos.

Vale comentar que a série não é a grande campeã em milhões de espectadores ou mesmo a que tem o maior número na demo entre os canais abertos — longe disso. No entanto, sua parceria com Arrow trouxe um aumento significativo semana após semana entre os adultos de 18 a 49 anos.

Detalhe do gráfico comparativo do crescimento das séries em relação ao seu público-alvo. Fonte da imagem: Reprodução/Vulture

A título de curiosidade, vale comentar que o reality show Shark Tank ficou em 2º lugar (crescimento de 17%) e, em terceiro, Vampire Diaries (alta de 15%). Na ponta dos perdedores, Touch aparece em último lugar, com perda de 64% do público medido pela demo em relação à sua temporada anterior. Em penúltimo está Smash (-58%), outra série que ficou no caminho do cancelamento.

Acesse o site da Vulture e clique na imagem para conferir a lista completa, com mais dezenas de séries.

Assuntos
Audiência

Comentários ( )