Verme robótico ajuda no resgate a vítimas de desastres

Imagem de: Verme robótico ajuda no resgate a vítimas de desastres

Pode parecer nojento, mas esse verme criado pelo Dr. Jordan Boyle possui um destino nobre. Se algum dia você estiver debaixo de escombros, em locais de difícil acesso para as equipes humanas de resgate, pode ser que o Worm-Bot apareça para salvá-lo.

O pesquisador britânico dono da invenção afirma que o Worm-Bot teve sua inspiração nos movimentos dos vermes nemátodes, utilizando exatamente esse estilo de locomoção para chegar aos destinos mais insólitos, em vez de algoritmos programados. Ele conta, na verdade, com um “sistema nervoso” simples capaz de controlar o movimento.

O que se espera é que o robô no formato de verme seja usado para busca e resgate. Entretanto, chega a ser um pouco complicado dar de cara com um bicho recém-saído das histórias de ficção científica e acreditar, sem medo, que o Worm-Bot está ali para te ajudar e não para se aproveitar do seu corpo imóvel e cheio de nutrientes.

Worm-Bot (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)

Segundo Boyle, “uma versão futura do robô poderá navegar por buracos e fendas irregulares que foram afetadas por fogo, explosão ou terremotos”. Além disso, a evolução do dispositivo deve permitir a navegação por diferentes ambientes, como a água.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.