Televisões do futuro serão capazes de detectar emoções

Imagem de: Televisões do futuro serão capazes de detectar emoções

(Fonte da imagem: Tech-On!)

O Laboratório de Pesquisas em Ciência e Tecnologia da NHK, emissora pública do Japão, está testando uma nova interface para televisores que fornece informações complementares baseadas na expressão dos usuários. A novidade utiliza uma câmera localizada no topo da tela para captar níveis de concentração e a resposta emocional provocada por diferentes programas.

A informação captada é processada por um tablet localizado na parte traseira da tela que, a partir dos dados obtidos, fornece sugestões ao telespectador. O sistema, ainda em fase de desenvolvimento, é capaz de detectar emoções individuais mesmo quando há uma grande quantidade de pessoas em frente à tela.

O grau de interesse é determinado pela observação das características faciais de cada pessoa. Por exemplo, caso a expressão de um telespectador se mantenha constante, isso é interpretado como um sinal de concentração no que é exibida pela tela.

Recomendações mais precisas

Atualmente, o sistema se baseia nas expressões normais do usuário para detectar mudanças, conseguindo detectar com certa precisão se ele está feliz ou triste. Não há expectativa de quando a novidade deve ficar pronta, tampouco previsão para que ela chegue ao mercado consumidor.

(Fonte da imagem: Tech-On!)

A novidade pode apresentar uma verdadeira revolução na forma como a programação é entregue aos telespectadores. Além de permitir a criação de um sistema de recomendações mais preciso, a tecnologia pode ser particularmente interessante para anunciantes, que terão meios de determinar com mais precisão o tipo de produto que interessa a cada pessoa.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.